quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Vento x Árvores
O vendaval que varreu o bairro ontem, à noitinha, deixou rastro. Na Aspicuelta, entre a Mourato Coelho e a Vicente Polito, uma imensa árvore caiu sobre dois automóveis – um em circulação. Imagine o susto do motorista que, por pouco, não foi fatalmente atingido? O trecho da rua está interditado. Há muitas árvores adoecidas no bairro em condições similares, com raiz e caule fragilizados por pragas e pelo tempo. Que sirva de alerta. Alô subprefeitura Pinheiros!!!!!!
Sentidos
Existe um respiro verde na Vila pouco conhecido. Trata-se da pequena Pça Harmonia dos Sentidos, com pássaros, pitangueiras, trepadeiras aromáticas, mesinhas, bancos, equipamentos para alongamento e uma miniarquibancada de onde se aprecia a esplendorosa vista do bairro. Tudo planejado para que os sentidos aflorem e transbordem ladeira abaixo. Rua Harmonia, 997.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
After Hour
O casal 'ferveu' na Vila até o amanhecer. Ao retornar ao carro... cadê a chave? Enquanto o chaveiro não chega, um breve descanso...
Raízes
Só para reforçar a matéria abaixo, este é o estacionamento do supermercado Pão de Açucar, na Teodoro Sampaio - nas mesmas condições.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Flora x Concreto
É simplesmente estupendo conviver com tamanha flora – e fauna – em plena metrópole como São Paulo. Na Vila Madalena, a poucos quilômetros da Avenida Paulista (coração da cidade), é assim: revoadas de pássaros e árvores por todo lado. Há, no entanto, muitos desavisados que plantam indiscriminadamente, sem prévia análise da vegetação. Soma-se a isso a negligência da Prefeitura na periodicidade das podas. O resultado é este: raízes protuberantes rachando as calçadas e fios entrelaçados em imensos galhos – alguns se rompem.
Bike y Grafite
A calmaria que costumava imperar aos sábados nas ruelas adjacentes ao ‘beco do batmã’ é coisa do passado. Junte no mesmo espaço exposição de bicicletas fixas, grafiteiros em ação, gastronomia, performances e DJs. Agora, imagine o agito!
Aberta há pouco, a Tag and Juice nasce em mãos de quem entende do assunto. Depois de morar em Nova York e Londres, o diretor de arte Billy Castilho retornou ao país com uma sede danada de realizações. Enveredou-se pela ‘street art’ e inaugurou uma galeria, no vizinho Pinheiros, para expor o trabalho de artistas.
Ao lado do designer gráfico Pablo Gallardo (louco por bikes) abriu o Tag que, aos poucos, torna-se parada obrigatória aos apreciadores desse tipo de intervenção. A cada semana, um ‘chef’ assume o fogão. Neste finde haverá tacos mexicanos. E dá-lhe cerveja Heineken.
Rua Gonçalo Afonso, 99 (www.tagandjuice.com.br).
Aberta há pouco, a Tag and Juice nasce em mãos de quem entende do assunto. Depois de morar em Nova York e Londres, o diretor de arte Billy Castilho retornou ao país com uma sede danada de realizações. Enveredou-se pela ‘street art’ e inaugurou uma galeria, no vizinho Pinheiros, para expor o trabalho de artistas.
Ao lado do designer gráfico Pablo Gallardo (louco por bikes) abriu o Tag que, aos poucos, torna-se parada obrigatória aos apreciadores desse tipo de intervenção. A cada semana, um ‘chef’ assume o fogão. Neste finde haverá tacos mexicanos. E dá-lhe cerveja Heineken.
Rua Gonçalo Afonso, 99 (www.tagandjuice.com.br).
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Transtornos
A Vila Madá sempre foi símbolo de boemia e diversão certa. Mas, ultimamente, o bairro atrai tooodddaaasss as tribos da cidade, do país e até do exterior – principalmente aos fins de semana. Bares lotados, ruas intransitáveis e má ocupação do espaço público. No dia seguinte, vê-se o rastro: lixo por toda parte, acidente automobilístico – besta! – com direito a falta de energia elétrica e transtornos à população. Fala sério!
Orgânico
Aos adeptos dos orgânicos, acaba de abrir na Fradique Coutinho uma loja que reúne todo o conceito de sustentabilidade na produção e consumo de produtos. Alimentos, beleza, moda, decoração... Tudo livre de agrotóxico e materiais sintéticos. Rola o café da manhã e um delicioso almoço ao estilo ‘vovó na fazenda’ – fora lanches e drinques, que podem ser degustados em meio à salubridade do ambiente repleto de ervas, frutos e cheiro de terra.
Fradique Coutinho, 1416.
Fradique Coutinho, 1416.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Menina do Rio
Desde que a rede de lojas Farm abriu a unidade da Rua Harmonia, em 2009, a Vila Madalena está mais carioca. São dois andares de cores e estampas vibrantes com biquínis, vestidos e acessórios que remetem à moda das garotas de Ipanema. Tudo em meio ao ‘clima’ praiano, com redes, objetos casuais e muito, muito, muito verde.
Trata-se da primeira loja flagship em Sampa que pretende capitanear as demais abertas no Estado. A Farm estreou em 1997, na feira alternativa Babilônia Hype, expandiu para 14 Estados e já se prepara para a conquista de outros países. Rua Harmonia, 57.
Fone: (11) 2924-7664
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Som na Cartola
Chapéus pululam na Fradique Coutinho, 1399. O acessório está presente na entrada e em todo o interior a E-holic, ostentado em móveis antigos ou compondo objetos de época. O ‘cabeçudo’ Du E-holic (Durval Sampaio) abriu a lojinha física após longa navegação nas ondas do e-commerce.
Tudo começou quando, cansado de peregrinar em busca de chapéu para avantajada cabeça, Edu tomou posse da máquina de costura materna e pôs-se a costurar as chapeletas – sob medida.
Mas, além de não suportar mais os acessórios convencionais, com poucos modelos, ele, como muitos de nós, descobriu que não conseguia viver sem música. Então, tomado de inspiração, decidiu atribuir sonoridade ao chapéu. Cantarole um trecho de música e lá vai Du E-holic confeccionar seu produto – com direito ao nome da canção impressa na etiqueta. Bob Marley, Police, Moby ou Cartola???
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Pocotó, pocotó, pocotó...
Todos os dias Sr. Sebastião acorda cedo, prepara o cavalo e galopa em sua pequena - e precária - carroça de Osasco à Vila Madá. “Dependendo do trânsito faço em meia-hora”, diz. Sua missão é recolher lixo, objetos ou doações das donas-de-casa que preferem o transporte dele – mais barato e ecológico. “Trabalho aqui há muito tempo, todo mundo me conhece”.
Nas fotos, uma pausa para a bóia - de ambos.
Flocos do Oriente
Para quem, além da gastronomia, é chegado em produtos japoneses, o Japonique oferece mais que o trivial. A lojinha, que fica na Girassol, 175, reúne peças curiosas para decoração, bonequinhas orientais em cerâmica, roupas e produtos diferenciados para a ‘petizada’. Os sócios Marcelo e Janaína criaram um ‘kit surpresa’, com alguns itens, que é vendido a bom preço em datas especiais, como Natal e Dia dos Pais. O cliente pode compor sua própria caixinha – que é o máximo.
É possível encontrar iguarias como os snacks de wasabi, mas não deixe de observar a composição dos destilados. O de ginseng, considerado afrodisíaco, sai bastante... O saque com flocos de ouro – ótima caipirinha – também.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Poluição Sonora
Nos últimos tempos o barulho advindo de novas construções tem causado muito incômodo. Apesar da restrição da lei de zoneamento quanto a novos empreendimentos em regiões consolidadas como a Vila Madalena, há dezenas de novos prédios sendo construídos. “Essa lei só se aplica a quem não tem dinheiro”, diz o gerente ‘mané’, do bar ao lado de uma intervenção, na Medeiros de Albuquerque.
Assinar:
Postagens (Atom)